SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DA COPAPA

Em 2019, a COPAPA recebeu o rótulo ABNT Ambiental em função de ter cumprido ou superado as metas de sustentabilidade.
Veja o quanto reduzimos de impacto ambiental ao longo dos anos:

REDUÇÃO NO USO DE ÁGUA:

A COPAPA desde 2013 mantém Programa de Otimização do Uso de água, cuja meta global é a redução de 5% (cinco por cento) ao ano do uso de água por tonelada de papel produzida. A empresa entre os anos de 2013 a 2019 reduziu em mais de 81% o consumo de água por tonelada produzida, o que representou somente em 2019 uma economia de mais de 1 bilhão de litros de água, em comparação a 2013.

REDUÇÃO NA GERAÇÃO DE RESÍDUO DO PAPEL:

Assim como no uso de água, a COPAPA mantém um Programa de Redução da Geração de Resíduos Sólidos. A meta é gerar 3% menos de resíduos por tonelada produzida a cada ano em relação ao ano anterior. Em 2019, a COPAPA gerou 26,6% menos resíduo por tonelada de papel produzida do que em 2018. Desde 2007 a COPAPA destina seu resíduo de papel para Olarias na fabricação de tijolos de cerâmica vermelha. Em 2019 todo resíduo gerado foi doado para a produção de cerâmica vermelha e dentre os ganhos neste processo estão o reuso do material ao invés do descarte em aterros, redução do uso das reservas de argila em até 5%, redução do combustível usado nas olarias e redução do peso do tijolo gerando economia de frete.

NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO:

O Carinho Eco Green tem toda sua produção, movimentação interna e distribuição neutra em carbono. Todo este processo, denominado como “Processo AFPS”, foi elaborado tendo como regra a otimização do consumo de energia elétrica, água e eliminando totalmente o uso de combustíveis fósseis na produção e substituição gradual na logística de distribuição. Desta forma o saldo de emissões desta operação em forma de geração de carbono equivalente é muito menor que os processos comuns, sendo apenas 10% destas. Este saldo atualmente é neutralizado através do plantio de árvores (Certificado PRIMA 112), em projeto de reflorestamento da Mata Atlântica (SOS Mata Atlântica).

ENERGIA RENOVÁVEL:

A COPAPA adquire 50% da sua energia elétrica proveniente de fontes renováveis, podendo ser de fontes como, pequenas centrais hidrelétricas, usinas solares, usinas eólicas ou de biodigestores. Este compromisso é garantido e previsto via contrato com sua fornecedora de energia elétrica e válido por todo o período de fornecimento. Entre os anos de 2013 e 2019 a COPAPA conseguiu reduzir em 10% o uso de energia elétrica para uma mesma quantidade de papel e segue trabalhando em alternativas que contribuam com o aumento da redução, como a troca dos sistemas de iluminação, trocas de motores mais eficientes, retrofit de seus sistemas de automação e educação de consumo por parte de seus colaboradores.

A COPAPA APOIA AS INICIATIVAS SÓCIO-ECONÔMICAS-AMBIENTAIS DA REGIÃO

A Copapa participa ativamente e/ou lidera as mais importantes iniciativas sócio-econômicas-ambientais na comunidade onde está inserida.

Para demonstrar nosso carinho pelo planeta, além dos projetos sócio-econômicos-ambientais da região que apoiamos, acabamos de criar nosso mais novo projeto: “FLORESTA CARINHO” na qual quanto maior a venda de Carinho Eco Green, mais contribuímos para a recuperação da Mata Atlântica. Veja abaixo em detalhes os projetos que apoiamos:

PROJETO DE REFLORESTAMENTO:

Segundo dados do ano de 2016 da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro (SEAS-RJ), a região noroeste fluminense detinha apenas 2,8% da cobertura original de Mata Atlântica. Dentre os muitos malefícios da redução da cobertura vegetal estão a diminuição das espécies nativas da flora e fauna, bem como, agravamento das condições climáticas da região, perdas significativas em sua rede hidrográfica e altas taxas de degradação do solo. Por este motivo a COPAPA firmou de forma voluntária, parceria com a Prefeitura Municipal para restauração ecológica das áreas degradadas que compõem o Parque Natural da Mata Atlântica do Município de Santo Antônio de Pádua, cuja área total compreende 738.000 m². A Fase 1 do projeto tem como objetivo a restauração do chamado Núcleo 2 – Bela Vista (coordenadas: 21°32’53.11”S; 42° 10’ 53.’17”O) de 147.000 m² de extensão. A restauração ecológica tem como objetivo a recuperação e conservação da flora e fauna regional, a proteção das suas encostas, a melhoria do microclima local, a regularização hidrológica, melhorando a rede de drenagem com isso evitando processos erosivos. Serão plantadas mais de 5.000 mudas neste local a fim de complementar a área de mata existente.

Além deste projeto a COPAPA é parceira do Projeto SOS Mata Atlântica por meio do Carinho Eco Green, com o objetivo de realizar a conservação e restauração do bioma, da biodiversidade e proteção dos corpos de água e ambientes marinhos. Como meta para 2023, teremos a Floresta Carinho, a qual será resultado das ações de neutralização e negativação de carbono do produto ao longo dos anos. Desta forma, quanto maior as vendas de Carinho Eco Green, mais rapidamente contribuímos para a recuperação da Mata Atlântica.

PROJETO “TEM PEIXE MARCADO NA ÁGUA”:

O projeto “Tem Peixe Marcado na Água” é uma iniciativa do Projeto Piabanha que tem como objetivo diagnosticar aspectos de dinâmica populacional, crescimento, mortalidade, dispersão e reprodução dos peixes de água doce através da marcação dos mesmos. Esta iniciativa está prevista no Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Aquáticas Ameaçadas de Extinção do Rio Paraíba do Sul. Este projeto é apoiado diretamente pela COPAPA, através de parceria que contempla o apoio financeiro, campanhas de divulgação, iniciativas de educação ambiental, soltura de espécies nativas de peixes, inserção da comunidade e ações de conservação.

PROJETO “COLETA SELETIVA”:

O Programa Coleta Seletiva Solidária é uma parceria entre a Cooperativa dos Catadores de Santo Antônio de Pádua, a COPAPA e a Prefeitura Municipal. Nesta parceria está prevista pela COPAPA a doação de material para reciclagem, sendo parte deste montante material que seguirá o processo de logística reversa, sendo equivalente ao montante de embalagens de Carinho Eco Green comercializadas. Somente em 2019 foram mais de 180t de material doado, o que representou mais de 60% em peso da renda dos catadores durante todo ano. Além das doações de materiais, a COPAPA realiza as manutenções nas instalações da cooperativa, promove palestras dos mais variados temas, como educação ambiental, qualidade de vida, educação financeira, empreendedorismo, saúde e segurança. É realizada a doação de Equipamentos de Proteção Individual, como botas, luvas, óculos e uniformes. Em 2020, o projeto passa a ter o apoio de Carinho Eco Green. Além das ações já realizadas, as programações de coletas serão anunciadas nas rádios da cidade, no site da COPAPA e em ações nas escolas e institutos de ensino da região, com intuito de aumentar o material de coleta.

Fechar Menu